08/12/2014 15h56 - Atualizado em 05/07/2016 18h57

Idaf apreende alimentos sem inspeção nas barreiras sanitárias

08 de dezembro de 2014



O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) apreendeu, na última sexta-feira (05), 730 quilos de pescado, 128 quilos de produtos lácteos e 28 mil quilos de cama de frango. A ação foi realizada nas barreiras sanitárias do Instituto, nas divisas com os Estados da Bahia e do Rio de Janeiro, em uma ação com a Polícia Rodoviária Federal.

O pescado, apreendido em Pedro Canário, estava sendo transportado sem a documentação sanitária oficial obrigatória, que permite verificar as condições higiênico-sanitárias dos alimentos. Como não é possível comprovar se os mesmos estavam aptos para o consumo, o material foi destinado à graxaria de um frigorífico e será utilizado na produção de farinha para ração animal (cães, gatos e peixes) após passarem por tratamento térmico adequado de esterilização.



A cama de frango estava sem o Certificado de Inspeção Sanitária modelo “E” (CIS-E), obrigatório para o transporte desse material. O documento visa comprovar que foi submetido a tratamento capaz de eliminar a eventual presença de agentes causadores de doenças, que poderiam, dentre outras coisas, contaminar granjas do Estado, já que a carga se destinava ao município de Santa Maria de Jetibá, um dos maiores produtores de ovos do Brasil. A cama de frango é um resíduo da avicultura composto pelo substrato da cama, fezes, restos de ração, urina e penas, sendo proibida na alimentação de ruminantes.

Doação

Os produtos lácteos apreendidos (120 quilos de iogurte e 8 quilos de queijo) tinham registro no serviço de inspeção municipal (SIM) de Minas Gerais. “Embora estivessem aptos ao consumo, não poderiam ser comercializados no Espírito Santo, uma vez que o registro no SIM autoriza a venda do produto apenas no município de origem. Dessa forma, os produtos foram destinados a instituições beneficentes”, explica João Pedro Grünewald, que atuou na fiscalização em Mimoso do Sul. Os produtos foram doados para a Sociedade Pestalozzi do município e o Sopão da Rosinha, que atende crianças carentes.

Os responsáveis pelas cargas foram multados e valores ainda serão definidos pelo Idaf.





Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel.: (27) 3636-3774
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard