28/01/2014 11h49 - Atualizado em 05/07/2016 18h43

Idaf apreende carne clandestina em Fundão

28 de janeiro de 2014



O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) apreendeu, na localidade de Destacada, em Fundão, 750 quilos de carne bovina proveniente de abate clandestino. A apreensão foi realizada pela equipe de fiscalização volante do Instituto, na tarde dessa segunda-feira (27), com apoio da Polícia Militar Ambiental.

Segundo o médico veterinário do Idaf, Gustavo Roque Colnago, a identificação da irregularidade foi possível a partir de denúncia anônima. “Recebemos a informação de que estavam sendo abatidos, em média, 12 animais por semana, sem condições mínimas de higiene, expondo o alimento a possível contaminação. No momento da abordagem, encontramos duas carcaças e miúdos na carroceria de uma caminhonete e uma terceira carcaça ainda pendurada sendo manipulada. A carga foi completamente destruída por colocar em risco a saúde da população”, informou o médico veterinário.

O responsável pelo abate, que comercializaria os produtos em Santa Teresa, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Aracruz para prestar esclarecimentos e será multado. O valor da multa ainda não foi definido.



Abate inspecionado

O processo de abate deve, obrigatoriamente, ser realizado em estabelecimento regularizado, que conta com o Serviço de Inspeção Oficial (municipal, estadual ou federal). A fiscalização desses locais é baseada em normas, padrões de higiene e leis, que visam eliminar ou minimizar riscos de contaminação durante a industrialização e manipulação desses alimentos.

O Idaf orienta o consumidor para que verifique sempre a origem da carne que irá adquirir: ela deve ser inspecionada, bem acondicionada e conservada.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel.: (27) 3636-3774/ 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard