13/11/2015 13h41 - Atualizado em 05/07/2016 19h01

Idaf apresenta novo formato de emissão de documentos fitossanitários

13 de novembro de 2015



O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizou, nesta sexta-feira (13), reunião com lojistas das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), em Cariacica, para apresentar o novo formato de emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV). Os documentos, obrigatórios para o transporte de determinadas frutas e mudas, passarão a ser emitidos pelos responsáveis técnicos de forma digital.

Segundo o diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu, esta é mais uma ação do Instituto em busca da desburocratização. “Entendemos que precisamos desburocratizar alguns procedimentos e temos trabalhado nesse sentido e investido em tecnologia de informação. Esta será uma primeira etapa e depois pretendemos avançar, facilitando ainda mais a emissão do CFO e da PTV, sem perder a segurança fitossanitária exigida legalmente. Além disso, a emissão digital será importante para a consolidação de dados em um sistema único, que permita a geração de relatórios e, consequentemente, a definição de ações estratégicas”, diz.

Neste mês de novembro foram realizados treinamentos com servidores do Idaf e Responsáveis Técnicos para orientar sobre a nova forma de emissão dos documentos, tendo sido capacitadas cerca de 130 pessoas.

De acordo com o diretor técnico do Idaf, Ezron Thompson, “a mudança irá conferir mais agilidade na emissão dos documentos, já que será feito de forma eletrônica, e reduzirá a possibilidade de erros, uma vez que os dados referentes às culturas certificadas, unidades de produção e de consolidação, entre outros, estarão previamente disponíveis no sistema.”

O CFO e o CFOC são documentos oficiais que comprovam a condição fitossanitária da origem de um produto agrícola ou de suas partes com o intuito de prevenir a disseminação de pragas dentro do Estado. Caso a produção seja comercializada para outros estados, o documento obrigatório é a PTV, obtida mediante apresentação do CFO ou do CFOC e da nota fiscal. No Espírito Santo, são emitidas aproximadamente 4.500 PTVs por mês, sendo quase 80% delas geradas na Ceasa.




Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Social da Seag
Daniel Simões
(27) 98849-9814/ (27) 3636-3700

Assessoria de Comunicação da Seag (Assessoria de Comunicação do Incaper, Idaf, Ceasa)
Francine Castro
Texto: Francine Castro
Telefones: (27) 3636-3713
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard