22/06/2015 13h06 - Atualizado em 05/07/2016 18h57

Idaf fecha laticínio clandestino no município da Serra

16 de junho de 2015

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) fechou um laticínio clandestino no município da Serra, nessa segunda-feira (15). A partir de uma denúncia anônima foi realizada a operação que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e também da Polícia Militar.

Ao chegar no local, a equipe do Idaf, composta por técnicos e médicos veterinários, constatou que a denúncia era fundamentada e flagrou o funcionamento do laticínio de maneira irregular. O estabelecimento não possuía registro em nenhum serviço de inspeção oficial municipal, estadual e federal.

“O laticínio funcionava de maneira precária, com péssimas condições higiênico-sanitárias e também não possuía licença ambiental. Devido às irregularidades, não há garantias de que os produtos sejam saudáveis para o consumo”, comenta Carlos Nogueras, chefe do Escritório Regional do Idaf de Cariacica.

Sem pasteurizador, os queijos eram produzidos com leite cru, o que colocava em risco a saúde dos consumidores. É por meio da pasteurização que são eliminados os microrganismos patogênicos do leite, responsáveis por causar tuberculose, brucelose, listeriose, salmoneloses e outros tipos de doenças.

“Alertamos aos consumidores a sempre adquirirem produtos de origem animal que possuam registro em órgãos de inspeção oficial como o SIM, SIE ou SIF, dessa forma eles terão garantias de que o estabelecimento que produziu o alimento está sendo fiscalizado pelos órgãos competentes”, completa Carlos.

No total, foram apreendidos cerca de 1.600 kg de produtos lácteos, dentre queijos e massas para queijos, que seriam comercializados nos municípios da Grande Vitória. O laticínio foi interditado e o responsável multado. Após a operação, os alimentos foram completamente destruídos por estarem impróprios para o consumo.

Assessoria de Comunicação da Seag - Idaf
Daniel Simões (27) 3636-3700