14/12/2015 09h32 - Atualizado em 05/07/2016 19h01

Idaf inicia atividades para elaboração do Planejamento Estratégico

8 de dezembro de 2015

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) reuniu, na manhã desta terça-feira (08), diretores e chefes de departamentos e seções e dos escritórios regionais e locais do Instituto para dar início às atividades de elaboração do Planejamento Estratégico que será desenvolvido para o órgão em 2016.

O diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu, falou sobre a importância do planejamento para o desenvolvimento do Instituto e a necessidade de envolvimento de todos. "Para dar certo, é fundamental a participação de todos os servidores, sobretudo aqueles que estão na ponta, em contato direto com os produtores. Temos trabalhado em alguns pilares que serão considerados nesse processo, como o investimento em tecnologia da informação, desburocratização de procedimentos e uniformização das ações administrativas", diz.

Na ocasião, o gerente do Escritório de Projetos do Governo do Espírito Santo, Carlos Victor Pestana, da Secretaria de Estado de Planejamento (Sep), falou sobre "Orientações Estratégicas e Modelo de Gestão", compartilhando a experiência neste segmento. "Existem quatro pilares básicos que precisam ser seguidos: orientação para resultados, foco em um público-alvo bem definido, visão estratégica e responsabilização e compromisso. O objetivo é aumentar a capacidade de executar entregas relevantes, superando gargalos e promovendo articulações. O apoio da diretoria e a participação de vários servidores, representando suas áreas específicas e equipes, como está acontecendo aqui, são essenciais para que o planejamento estratégico aconteça e para que o caminho desenhado seja validado e comprado por todos", orienta Victor.

Os participantes também tiveram a oportunidade de ouvir a palestra "Pacto de Excelência", com o consultor do Sebrae-ES, Eurípedes Pedrinha. "É preciso ter foco na excelência como padrão e no planejamento e não no improviso. Também é fundamental priorizar o resultado é pensar no futuro. Devemos deixar nossa zona de conforto e buscar estabelecer metas, que sejam mensuráveis, específicas, atingíveis e significativas", explicou Pedrinha.

Segundo o administrador do Idaf, Pedro Caçador Neto, a previsão é que no início de 2016 seja feito o levantamento de informações que irão embasar a discussão do Planejamento Estratégico do Instituto. "A partir daí, serão realizados encontros com as representações dos diferentes setores de atuação do Idaf para que o documento seja consolidado ainda no primeiro semestre".

Assessoria de Comunicação do Idaf
E-mail: comunicacao@idaf.es.gov.br