06/08/2015 08h43 - Atualizado em 05/07/2016 18h59

Idaf interrompe desmatamento ilegal em Afonso Cláudio

06 de agosto de 2015



O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, identificou esta semana diversas irregularidades ambientais em uma propriedade localizada na comunidade de Mata Fria, município de Afonso Cláudio.

Na propriedade foram flagradas infrações como o desmatamento de uma área de 5.000 metros quadrados de vegetação nativa da Mata Atlântica em estágio médio de regeneração e loteamento ilegal da área. O local foi embargado e o proprietário multado.

Em 2010, o mesmo local já havia sido embargado e o proprietário autuado pelo desmatamento de 500 metros quadrados de vegetação nativa da Mata Atlântica em estágio médio de regeneração.

“Para realizar qualquer intervenção em área com vegetação nativa, é preciso obter autorização do órgão ambiental competente, além de estar em dia com o Cadastro Ambiental Rural (CAR)”, orienta o técnico do Idaf, João Marcos Moulin Gamba, que participou da operação.



Supressão de vegetação

A supressão de vegetação nativa depende de autorização prévia do órgão de defesa, que, no Espírito Santo, é o Idaf. Conforme determinação da Lei Estadual 5.361/1996, a supressão só pode ser autorizada para vegetação em estágio inicial de regeneração, cabendo vistoria do Instituto no local.

Segundo o técnico do Idaf, Wilians do Sacramento, é importante que a população denuncie. “Algumas atividades são realizadas dentro da mata, dificultando a fiscalização. Com o apoio da população é possível identificar e evitar ações que possam prejudicar o meio ambiente”, comenta.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Idaf
Francine Castro
Texto: Thaís Tonini
Tels: (27) 3636-3651
thais.tonini@seag.es.gov.br
www.seag.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard