19/11/2014 14h54 - Atualizado em 05/07/2016 18h56

Idaf orienta sobre procedimentos para trânsito de animais no Espírito Santo

19 de novembro de 2014

Com a divulgação, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de novos estados (Goiás e Roraima) com ocorrência de mormo (doença que atinge os equídeos), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) orienta os produtores quanto aos procedimentos que devem ser observados durante o trânsito desses animais.

Em caso de transporte interestadual de equídeos ou para eventos agropecuários (exposições, competições esportivas, feiras, leilões e demais aglomerações) em estados onde há ocorrência da doença, será obrigatória a apresentação do exame negativo para mormo (original e dentro do prazo de validade, devendo acobertar todo o trânsito ou evento) e do atestado de ausências de sinais clínicos da doença para que se obtenha a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório. Além disso, também é necessário o exame negativo de Anemia Infecciosa Equina (AIE) no prazo de validade, os documentos fiscais e, no caso de participação em eventos agropecuários, o comprovante de vacinação contra Influenza Equina ou atestado de não ocorrência da enfermidade na propriedade de origem.

Para o trânsito de equídeos no Estado do Espírito Santo (independente da finalidade) são exigidos os mesmos documentos zoossanitários e fiscais.

Mormo

Os exames para diagnóstico do mormo (prova de Fixação do Complemento) devem ser realizados em laboratórios credenciados pelo Mapa e são custeados pelo proprietário do animal (exceto aqueles realizados para fins de vigilância da doença).

Em caso de qualquer sinal indicativo da enfermidade em eventos ou propriedades, o Idaf deve ser imediatamente comunicado.

A coleta e envio de material para a realização de exame laboratorial de mormo somente poderá ser feita por médico veterinário cadastrado pelo Ministério da Agricultura. Clique aqui e veja a relação dos médicos cadastrados que atuam no Estado.

Estados com ocorrência de mormo: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, São Paulo e Sergipe.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard