21/06/2016 14h18 - Atualizado em 05/07/2016 19h06

Idaf realiza mais uma etapa do Planejamento Estratégico

21 de junho de 2016

Gestores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) que atuam em todo o Estado se reuniram, na manhã desta terça-feira (21), no Auditório da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), em Vitória, para conhecer o resultado de estudos do setor e outros documentos de referência, e pesquisas realizadas junto aos públicos interno e externo para elaboração do Planejamento Estratégico 2016-2019.

Por meio das pesquisas foram ouvidos, nos meses de março e abril, os servidores do Idaf e os órgãos parceiros, como secretarias municipais de agricultura, sindicatos rurais, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado (Fetaes), Sebrae, Comitê da Bacia Hidrográfica, entre outros. Para o diagnóstico, também foram levados em conta trabalhos anteriores feitos pelo Idaf ou por outros órgãos, como o Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag) e o Plano Estratégico do Governo do Estado para o período 2015–2018, por exemplo.

De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu, este projeto é essencial para o desenvolvimento do Instituto. “Precisamos saber onde estamos para que tenhamos condições de definir onde queremos chegar. Esse raio-x do órgão, que está sendo traçado, é extremamente relevante e a participação efetiva dos servidores e do setor produtivo têm feito a diferença para que possamos avançar neste processo”, disse.

O planejamento

O Planejamento Estratégico está sendo conduzido pela Assessoria de Planejamento (Aspla) do Idaf, que conta com administradores e economistas. A partir da apresentação do diagnóstico, o grupo participante deverá identificar os principais gargalos e oportunidades, considerando o ambiente apresentado, para que na etapa seguinte, prevista para o mês de julho, sejam construídos projetos ou ações que visem atingir os objetivos do Instituto para os próximos anos. Além da elaboração de projetos, também serão revistas a missão e a visão do Idaf.

De acordo com o chefe da Aspla, Pedro Caçador Neto, a análise dos documentos e pesquisas anteriores mostrou que houve muitos avanços, embora haja muitos desafios a serem vencidos ainda. “Desde 2005, por exemplo, quando foi feita uma pesquisa pela empresa Futura, já foram realizados dois concursos para o provimento de servidores efetivos, que era uma demanda à época, revertendo uma situação em que tínhamos um número maior de servidores temporários executando as atividades finalísticas do órgão em comparação com membros do quadro permanente. Também registramos melhorias na aquisição de equipamentos eletrônicos, como GPS, câmera fotográfica e computadores e nos serviços de informática, apesar de continuarmos enfrentando algumas dificuldades, sobretudo nos escritórios do interior. A renovação da frota de veículos, essenciais para as vistorias executadas pelo órgão, também foi uma conquista percebida, mas que ainda carece de atenção. Entre os principais desafios apontados no diagnóstico estão o impacto da seca nas atividades, a necessidade de redução da burocracia para termos melhores serviços e maior investimento em ações educativas e de orientações. Estamos confiantes que o planejamento vai nos ajudar a mostrar como vencer tais desafios, priorizando as ações necessárias para os próximos anos”, explicou Pedro Neto.

Os participantes ainda receberam orientações quanto à composição dos gastos e da arrecadação do Idaf. “É importante que essas informações estejam alinhadas e que todos tenham conhecimento quanto às principais despesas existentes para que as estratégias sejam pensadas em adequação à realidade financeira do órgão”, destacou o chefe da Aspla.

A previsão é que no workshop que será realizado em julho, os projetos e as ações comecem a ser estruturadas e que, posteriormente, os servidores possam contribuir e opinar para que, até agosto, as propostas estejam devidamente elaboradas e possam ser avaliadas e implementadas pela diretoria do Idaf.

Tel: (27) 3636-3774 / 9 9946-7504