06/10/2014 14h03 - Atualizado em 05/07/2016 18h55

Imagens aéreas otimizam trabalho de fiscalização em Alegre

06 de outubro de 2014



Uma novidade tem otimizado os trabalhos de fiscalização na área de atuação do Escritório Local do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) em Alegre. Uma câmera filmadora foi acoplada a um aeromodelo (do tipo asa zagi) pelo engenheiro agrônomo Alisson Rodrigues Nunes. O equipamento sobrevoa as áreas a serem fiscalizadas gerando vídeos que podem ser posteriormente analisados pelas equipes em terra.

Segundo Alisson, a ideia de comprar o equipamento veio para complementar o trabalho de fiscalização. “Temos melhor qualidade para confecção dos laudos e as imagens geradas oferecem melhor visualização dos possíveis danos identificados. Seis trabalhos já foram realizados com o auxílio dos aparelhos em atividades em que a visualização total do dano não seria tão facilmente identificada na fiscalização em terra”, diz.

O equipamento



O aeromodelo “asa zagi” é feito de isopor, com 1,20 de envergadura, e tem um alcance de dois quilômetros, embora seja utilizada pelo servidor até onde se mantenha visibilidade do equipamento, já que ele é controlado por terra (pilotagem remota).

Os vídeos capturados permitem a geração de imagens (fotografias), que podem alimentar o Simlam para a confecção de laudos de fiscalização.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard