13/11/2014 16h27 - Atualizado em 05/07/2016 18h56

Mais de três mil aves positivas para salmonela são abatidas

13 de novembro de 2014



O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) retirou de circulação, nessa quarta-feira (12), 3.500 aves cujos exames deram positivo para a Salmonella Enteritidis, bactéria que pode provocar intoxicação alimentar nos seres humanos.

A granja, localizada em Domingos Martins, integra o programa de gestão de risco diferenciado com vigilância epidemiológica e adoção de vacinas, implementado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em estabelecimentos avícolas considerados de maior susceptibilidade à introdução e disseminação de doenças. O sistema diferenciado inclui colheitas de amostras, a cada quatro meses, para a realização de testes laboratoriais para o diagnóstico de salmonelas.

As aves positivas para a bactéria foram destinadas ao abate sanitário e, posteriormente, a uma graxaria em Fundão, devidamente registrada no Serviço de Inspeção Federal (SIF), para que fossem abatidas e utilizadas na produção de farinha para ração animal (cães, gatos e peixes) após passarem por tratamento térmico adequado de esterilização.

Segundo a médica veterinária do Idaf, Luciana Fischer Gaspar, o trabalho de monitoramento das aves é fundamental. “É importante que haja esse acompanhamento constante para evitar que os produtos de animais infectados, como ovos e frangos abatidos, cheguem até os consumidores, podendo causar, por exemplo, gastrenterites”, alerta.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel: (27) 3636-3774 / 9 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard