31/10/2014 14h18 - Atualizado em 05/07/2016 18h56

Operação fecha nove carvoarias ilegais no Norte do ES

31 de outubro de 2014




O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em operação conjunta com a Polícia Militar Ambiental, fiscalizou 18 carvoarias nos municípios de Conceição da Barra, São Mateus, Jaguaré, Sooretama, Pedro Canário e Pinheiros. A ação, realizada nessa quinta-feira (30) por quatro esquipes do Instituto, resultou no fechamento de nove empresas.

Segundo o chefe de Controle Florestal do Idaf, Pedro Heyerdahl de Sá, foram registradas 12 autuações por infrações, como funcionamento sem licença ambiental ou sem certificado de registro de consumidor de madeira e também ausência da licença de porte e uso de motosserra. Além disso, uma das empresas estava utilizando madeira nativa sem o Documento de Origem Florestal (DOF), obrigatório para todo empreendimento que utilize produto florestal de origem nativa para a produção do carvão vegetal.

“O descumprimento das exigências legais acarreta prejuízos ao meio ambiente, como poluição do ar e da água, além de prejuízos à saúde das pessoas que trabalham diretamente na atividade ou em seu entorno. O DOF, por exemplo, permite o controle desde o corte, armazenamento e transporte até a comercialização dos produtos e subprodutos florestais de origem nativa. Por isso, a ação fiscalizatória é essencial”, explica Pedro Sá.

As empresas interditadas não poderão funcionar até que a situação seja regularizada. Durante a ação, quatro motosserras foram apreendidas. O uso do equipamento só é permitido com registro junto ao órgão ambiental que, no Espírito Santo, é o Idaf.

Ações

Em setembro, o Idaf interditou 12 empresas, entre serrarias, indústrias cerâmicas e de tratamento de madeira, nos municípios de São Mateus, Jaguaré, Sooretama, Pinheiros e Boa Esperança.

Todo empreendimento de produção de carvão localizado no Espírito Santo deve ser licenciado junto ao Idaf. Além disso, todas as atividades comerciais que utilizam o produto em alguma de suas etapas produtivas devem ser registradas no Instituto.









Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard