13/08/2015 12h56 - Atualizado em 05/07/2016 18h59

Produtores rurais de Vila Velha serão orientados sobre febre aftosa e raiva animal

13 de agosto de 2015

No próximo sábado (15), produtores rurais de Vila Velha terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre cuidados e prevenção da febre aftosa e da raiva animal. A palestra, organizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) em parceria com a Prefeitura, é aberta ao público e acontecerá no auditório da Fazenda Heringer.

Segundo a médica veterinária do Idaf, Carolina Dadalto Borgo, esse é um trabalho de conscientização junto aos produtores rurais para esclarecer de que forma podem proteger o rebanho. “É importante que mantenham os animais vacinados regularmente e que, em caso de suspeita dessas doenças, comuniquem imediatamente ao Idaf para que possam ser adotadas as medidas necessárias em cada situação. Além do conteúdo teórico, os participantes ainda terão a oportunidade de ir a campo para receber orientações quanto à vacinação correta, a fim de garantir a eficácia na imunização. A ideia é desenvolver um trabalho de parceria entre o poder público e os produtores para fortalecer a agropecuária estadual”, diz Dadalto.

Para a médica veterinária da Prefeitura Municipal de Vila Velha, Roberta Bastos Costa, a integração entre os órgãos é fundamental para a promoção do bem comum à população. “A sanidade animal está diretamente ligada à saúde humana, seja pelo contato direto dos cuidadores ou pelo consumo dos produtos de origem animal”, explica.

Raiva animal

A raiva é uma doença grave, de evolução fatal, que pode acometer todos os mamíferos. No momento da compra da vacina contra raiva é importante que o produtor se certifique que o produto é indicado para a espécie a ser vacinada. Há vacinas que são apenas para bovinos, ovinos e caprinos e não devem ser aplicadas nos cavalos, por exemplo.

Os herbívoros acima de três meses de idade devem ser vacinados anualmente. Se for a primeira dose, é necessário repetir o procedimento após 30 dias. Em algumas situações, como locais com muitos registros de ataques de morcegos ou ocorrência de raiva, a vacina pode ser aplicada de seis em seis meses, caso haja indicação de um médico veterinário.

Febre aftosa

A febre aftosa é uma enfermidade contagiosa, provocada por vírus e que acomete animais biungulados (de duas unhas). O Espírito Santo mantém o status de zona livre de febre aftosa com vacinação, com reconhecimento internacional, desde 2001. A vacinação é obrigatória e indispensável para manter o Estado livre da doença, cuja última ocorrência foi em 1996.

Serviço:
Data: 15 de agosto de 2015 (sábado)
Horário: 13 horas
Local: Auditório da Fazenda Heringer (Estrada Ayrton Sena da Silva, Km 09, Xuri, Vila Velha - ES)
Aberto ao público/ gratuito

Francine Castro – (27) 9 99946-7504