05/11/2014 13h40 - Atualizado em 05/07/2016 18h56

Programa Integrado de Fiscalização do ES é apresentado em Brasília

05 de novembro de 2014

O Programa Integrado de Fiscalização (PIF) do Espírito Santo foi apresentado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), nessa terça-feira (04), durante o Seminário Corredores Ecológicos, realizado em Brasília – DF. A apresentação ficou por conta do chefe da Seção de Licenciamento Florestal do Instituto, Fabiano Campos Grazziotti.

O evento, que se encerra nesta quarta-feira (05), tem como objetivo mostrar os resultados obtidos ao longo de mais de dez anos do Projeto Corredores Ecológicos e promover intercâmbio de experiências entre os órgãos integrantes: Idaf, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) da Polícia Militar e a própria equipe do Projeto Corredores Ecológicos.

PIF

O Programa Integrado de Fiscalização é uma das ações do Projeto Corredores Ecológicos e consiste na fiscalização conjunta entre órgãos de diferentes esferas administrativas, tendo como premissa o sobrevoo periódico de todo o território estadual, com utilização de uma aeronave, identificando os principais danos ambientais causados, principalmente desmatamento.

Desde sua implementação, mais de 400 infrações foram identificadas no Estado a partir dos sobrevoos, além do embargo das áreas autuadas.

Corredores Ecológicos

O “Corredores Ecológicos” integra o Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil, atuando no “Corredor Central da Mata Atlântica – CCMA” e no “Corredor Central da Amazônia – CCA”. A implementação desses corredores foi priorizada com o propósito de testar e abordar diferentes condições nos dois principais biomas e, com base nas lições aprendidas, preparar e apoiar a criação e a implementação de demais corredores.
A participação das populações locais, comprometimento e conectividade são elementos importantes para a formação e manutenção dos corredores na Mata Atlântica e na Amazônia.

Dentre os objetivos do projeto, estão a redução da fragmentação, mantendo ou restaurando a conectividade da paisagem e facilitando o fluxo genético entre as populações, o planejamento da paisagem, integrando unidades de conservação, buscando conectá-las e, assim, promovendo a construção de corredores ecológicos na Mata Atlântica e a conservação daqueles já existentes na Amazônia. Além disso, o projeto também visa demonstrar a efetiva viabilidade dos corredores ecológicos como uma ferramenta para a conservação da biodiversidade nesses biomas e promover a mudança de comportamento dos atores envolvidos, criar oportunidades de negócios e incentivos a atividades que promovam a conservação ambiental e o uso sustentável, agregando o viés ambiental aos projetos de desenvolvimento.

Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504