11/12/2014 13h47 - Atualizado em 05/07/2016 18h57

Revendedores de carvão em situação irregular são notificados em São Mateus

11 de dezembro de 2014



O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizou, nessa terça (09) e quarta-feira (10), uma operação de fiscalização nos estabelecimentos que comercializam carvão empacotado em Guriri, São Mateus. Foram notificadas 29 empresas, entre supermercados, lanchonetes, postos de gasolina e mercearias, sem o Certificado de Registro de Atividade Florestal (CRAF), exigido para a venda.

De acordo com o engenheiro agrônomo do Idaf, André Luiz Oliveira Cirqueira, a partir de agora, as empresas têm prazo de 45 dias para se regularizarem. “Após esse período, será realizada nova ação para verificar o cumprimento das exigências apresentadas. As empresas que não estiverem regularizadas poderão ser multadas e ter o material apreendido. O CRAF é importante para garantir que o produto comercializado não é oriundo de extração ilegal, alimentando uma cadeia produtiva que funciona causando prejuízos ao meio ambiente”, explica.

O Certificado de Registro de Atividade Florestal (CRAF) deve ser obtido junto ao Idaf e, a partir de janeiro de 2015, poderá ser emitido em todas as unidades do instituto, presentes nos municípios.

Multa e embargo

Durante a ação, foi flagrada a entrega feita por uma empresa empacotadora de carvão que estava embargada e interditada pelo Idaf. O responsável foi multado e o embargo permanece até que a empresa esteja devidamente regularizada.

Em novembro, o Idaf realizou operação similar em São Gabriel da Palha, tendo sido notificados 38 estabelecimentos comerciais na região.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel: (27) 3636-3774 / 9 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard