29/12/2015 14h22 - Atualizado em 05/07/2016 19h02

Último dia para comprovar a vacinação contra febre aftosa

29 de dezembro de 2015

Termina nesta quarta-feira (30) o prazo para os produtores comprovarem que realizaram a vacinação contra febre aftosa em seu rebanho. Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo, nesta segunda etapa da campanha devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos, independente da idade, envolvendo em torno de 2,3 milhões de animais, em 33 mil propriedades de todo o Estado.

Segundo o médico veterinário do Idaf, José Dias Porto Júnior, responsável no Instituto pelo Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, a campanha foi encerrada no último dia 20. “Este ano, estendemos o prazo de vacinação e de comprovação levando em conta a situação de seca no Espírito Santo. Por isso, o Ministério da Agricultura atendeu à nossa solicitação e prorrogou a etapa, pois o nosso objetivo é que todo o rebanho bovino e bubalino seja vacinado, mantendo os bons índices de vacinação apresentados pelo Estado nos últimos anos”, diz.

Para comprovar que realizou o procedimento, o produtor deve comparecer ao escritório do Idaf em seu município, levando a nota fiscal da vacina e a declaração de vacinação preenchida, além de informar nascimentos e mortes ocorridos desde a última atualização cadastral. Os municípios de Vitória e Cariacica são atendidos pelo Escritório de Vila Velha.

A comprovação pela internet foi encerrada no dia 20 de dezembro e aproximadamente 1.000 produtores realizaram a confirmação online.

Penalidades

Os proprietários que não comprovarem a vacina estão sujeitos a multa, cujo valor depende da quantidade de animais. Além disso, a propriedade fica impedida de movimentar seus bovinos e bubalinos até que a situação seja regularizada.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro
E-mail: comunicacao@idaf.es.gov.br
Telefone: (27) 3636-3774
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard