22/10/2015 12h59 - Atualizado em 05/07/2016 19h00

Vacinação contra febre aftosa em Itapemirim contará com apoio da Secretaria de Agricultura

22 de outubro de 2015

Os produtores com até 50 cabeças de bovinos de Itapemirim poderão contar com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Semader) para vacinarem seus animais durante a segunda etapa de vacinação contra febre aftosa, realizada durante todo o mês de novembro. O órgão firmou uma parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) para intensificar a proteção do rebanho da região.

No último estudo sorológico realizado pelo Ministério da Agricultura (Mapa) e pelo Idaf, em 2014, o Espírito Santo obteve índice de 75% de eficiência da vacinação, abaixo do recomendado pelo Ministério, que seria acima de 90%. Com isso, o trabalho conjunto dos órgãos públicos e dos produtores, é essencial para que o Estado reverta esta situação.

Segundo a chefe do escritório do Idaf em Itapemirim, a médica veterinária Giane Condi, desde 2013 o Instituto firmou um convênio de cooperação técnica e integração de rotinas com a Prefeitura Municipal de Itapemirim. “Esse trabalho conjunto tem sido importante para otimizar os serviços prestados aos produtores rurais. Além disso, a Prefeitura, por meio da Semader, tem desenvolvido várias ações importantes de apoio ao produtor rural, como vacinação de bezerras contra brucelose, fornecimento de ração, entrega de mudas cítricas, sementes para pastagem, calcário para correção do solo, entre outros”, diz.

O apoio à vacinação contra a febre aftosa, em novembro, será realizado por uma equipe da Semader e deverá beneficiar aproximadamente 100 propriedades do município. As vacinas devem ser adquiridas pelos proprietários, cabendo à Secretaria o apoio e a vacinação. “O objetivo é dar um suporte maior ao pequeno produtor rural, que em muitos casos não dispõe de mão de obra para essa ação ou desconhece os cuidados exigidos para o transporte ou armazenamento da medicação, por exemplo. Por isso, cadastraremos algumas propriedades aleatoriamente para que sejam beneficiadas pela ação”, explica Rômulo Sobrosa Rodrigues, médico veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura de Itapemirim.

Rebanho

O município de Itapemirim conta com um rebanho de 31.519 cabeças, entre bovinos e bubalinos. Na primeira etapa da campanha, em maio, quando são vacinados os animais com até dois anos de idade, o percentual de vacinação foi de 97,44%.

Gerência de Comunicação Social da Seag
Daniel Simões
(27) 98849-9814/ (27) 3636-3700

Assessoria de Comunicação da Seag (Assessoria de Comunicação do Incaper, Idaf, Ceasa)